Sindace

Sindicato das Agencias de Navegação Marítima e dos Operadores Portuários do Estado do Ceará

MEDALHA FENAMAR

A Medalha do Mérito Nacional do Agenciamento Marítimo é uma insígnia de ordem honorífica concedida pela FENAMAR, destinada a homenagear pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao Setor de Transporte e ao Agenciamento Marítimo Brasileiro.

SELO DE QUALIDADE FENAMAR

O Selo de Qualidade FENAMAR estabelece uma Certificação emitida e entregue pela Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (FENAMAR) às empresas associadas aos Sindicatos locais, que visa atestar a eficiência e a credibilidade das Agências Marítimas de todo o país.
Seus principais objetivos são:

1. Elevar o nível do conduta ética e profissional praticada pelos Agentes Marítimos;
  2. Difundir um nível adequado de conhecimento profissional e experiência, essenciais para a execução eficiente na prestação de serviços;
  3. Encorajar os Agentes a ser tornarem empresas sólidas através de boas práticas financeiras;
  4. Contribuir no combate às fraudes;
  5. Providenciar linhas de conduta para que as entidades do setor tenham condições de aplicar e manter normas em prol do fortalecimento do sistema de Agenciamento Marítimo.

DIA NACIONAL DO AGENTE MARÍTIMO

Instituído pela Lei nº 11.791, de 02 de outubro de 2008 o dia 23 de Junho é dedicado ao Agente Marítimo.

A atividade do agenciamento marítimo existe desde os primórdios da história, quando se instituiu o comércio marítimo.

O agente representa um elo essencial na cadeia de comunicação entre os diversos profissionais que interagem com o navio quando ele chega a um porto nacional, pois é por meio de um agente que o navio recebe as orientações legais para atracar no porto e também para descarregar as mercadorias.

DIA ESTADUAL DO OPERADOR PORTUÁRIO (23 DE FEVEREIRO)

Para homenagear os profissionais que atuam nas atividades portuárias no Ceará, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, projeto de lei que prevê a data 23 de fevereiro como celebração estadual ao dia do Operador Portuário. O reconhecimento à categoria foi uma iniciativa da deputada Rachel Marques (PT).

Os Operadores Portuários são merecedores desta homenagem em função de sua importância na cadeia logística regional, nacional e global e seu papel de destaque na contribuição para o desenvolvimento do estado do Ceará.