Construção de porto seco integrado à Transnordestina em Quixeramobim aguarda liberação ambiental, diz prefeito
Empreendimento privado deve gerar 10 mil postos na região do Sertão Central
Escrito por
Bruno Leitebruno.leite@svm.com.br
10 de Março de 2025 – 11:35
(Atualizado às 09:08, em 11 de Março de 2025)

O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSB), foi o entrevistado do Bom Dia Nordeste desta segunda-feira (10) e falou sobre o estágio de implantação do porto seco integrado à Ferrovia Transnordestina, no município.
Segundo o gestor, o empreendimento privado, que contou coma parceria da prefeitura para a cessão do terreno, está em processo de liberação ambiental por parte da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
Veja também
Porto seco de Quixeramobim vai baratear transporte de cargas em até R$ 180 por tonelada
Três prefeituras cearenses não entregaram ao TCE relatório de transição da gestão anterior para a atual
“É um processo que está se iniciando, está bem discutido com a comunidade e também com o estado do Ceará, com a participação do Governo do Estado”, disse o político.
De acordo com ele, a previsão de investimento é de R$ 670 milhões. “São 360 hectares de terra, que foram destinados pela prefeitura para implantação desse projeto, que fica às margens da Transnordestina”, detalhou.
Anunciado no ano passado, o terminal multimodal já contava, no final de novembro, com 12 pré-contratos firmados. Na época, ao que revelou Ricardo Azevedo, CEO da Value Global Group, empresa responsável pelo projeto, a petroleira Vibra e a Caju Alimentos são algumas das empresas que devem operar no complexo.
A perspectiva dos investidores é de que, até 2027, o porto seco de Quixeramobim gere aproximadamente 10 mil postos de emprego na região do Sertão Central. O empreendimento, que será composto de áreas para armazenagem e outras instalações, promete baratear os custos de produção, graças à otimização da logística.
Durante a conversa, transmitida na Verdinha FM e TV Diário, Cirilo Pimenta falou também sobre a andamento da ferrovia. Conforme o prefeito, a frente de trabalho já chegou em Senador Pompeu, município vizinho ao que administra.
“De momento, estão abrindo agora as valas e os túneis. A gente espera que até o final deste ano e o início do ano que vem os trilhos cheguem em Quixeramobim”, destacou, afirmando que, uma vez concluído, o trecho até a cidade deve se tornar operacional, até que o traçado completo seja finalizado.
Cirilo frisou que acredita no desenvolvimento que a nova ferrovia poderá trazer para o interior do Ceará. “A gente tem uma expectativa muito boa de ativar a economia do Sertão com a chegada da Transnordestina, como foi a chegada do trem, em 1890, em Quixeramobim”, concluiu.
Consultada pela reportagem, a Semace respondeu, por meio de nota, que identificou, em consulta no seu sistema, que o processo referente ao licenciamento ambiental do projeto logístico “passou por análise técnica, onde foram identificadas pendências a serem complementadas pela empresa interessada”.
“Informamos que até a presente data, não houve o atendimento do ofício de pendência emitido por esta Superintendência”, completou o comunicado enviado ao Diário do Nordeste.